(VERSÃO 07.03.2025)
CONSIDERANDO QUE
a) O Regulamento técnico específico de cada categoria automaticamente se sobrepõe ao texto
do Regulamento Técnico Geral.
b) A aparência da motocicleta pronta para competição deve ser o mais fiel e aproximada possível
das marcas e modelos originais disponíveis e comercializadas ao público.
c) Todas as motocicletas aceitas nesta categoria devem ter motorização 4 T e serem motos de
fabricação em massa, assim como estarem homologadas pela FIM.
d) As motos das seguintes cilindradas estão liberadas para correr na categoria 600cc: – Acima de 400cc, até 750cc 4 tempos, 4 cilindros. – Acima de 500cc, até 675cc 4 tempos, 3 cilindros. – Acima de 600cc, até 850cc 4 tempos, 2 cilindros. – A cilindrada deve ser mantida como original.
e) As motos das seguintes cilindradas estão liberadas para correr na categoria 1000cc: – De 700cc, até 1.499cc 4 tempos, 2, 3 ou 4 cilindros. – A cilindrada deve ser mantida como original do modelo.
f) A preparação das motos é liberada dentro dos critérios aqui descritos.
g) Eventuais dúvidas devem ser obrigatoriamente enviadas por escrito à organização através do
e-mail givanildo@ferkyt.com.br com o texto “Regulamento Técnico” no campo assunto. As
questões serão avaliadas e terão sua primeira resposta em até 48h. Assuntos técnicos somente
tem validade quando tratados por escrito.
h) Todos os impasses serão avaliados e eventualmente julgados pelos poderes sociais que
arbitram e homologam este regulamento.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- As categorias 1.000cc e 600cc tem o item “motor” liberado para receber preparação em todos
os seus componentes (exemplo: câmbio, alternador, cabeçote, pistões, bielas, e virabrequim
entre outros), restando somente a cilindrada, que deve ser mantida a original do modelo. - Partes do chassi mais relevantes como balança, quadro A, bengalas, e conjunto dianteiro
completo da mesa, devem obrigatoriamente ser mantidos originais do modelo. - Todo sistema elétrico (chicote) e eletrônico (ECU) tem sua total e completa substituição ou
preparação permitida, assim como o uso de telemetria, que também é liberado. - Itens liberados: os itens aqui listados PODEM ser preparados, ou substituídos por opções que
provenham mais desempenho e ofereçam reconhecida qualidade e segurança:
4.1. Sistema completo de freio – discos, pinças, pastilhas, flexível e acionador.
4.2. Pedaleiras, barras, clamps.
4.3. Escapamento.
4.4. Rodas.
4.5. Relação.
4.6. Eletrônica.
4.7. Acelerador.
4.8. Radiador.
4.9. Alternador.
4.10. Painel.
4.11. Suspensão traseira completa.
4.12. Suspensão dianteira apenas cartuchos.
4.13. Quadro B.
4.14. Link da suspensão traseira.
4.15. Carenagem. - Itens não liberados, restritos, e de substituição proibida: os itens aqui listados NÃO PODEM
ser preparados, ou substituídos, devendo ser mantidos originais de fábrica.
5.1. Chassi A.
5.2. Balança.
5.3. Bengalas.
5.4. Conjunto completo da mesa dianteira.
5.5. Cilindrada. - Chassi: partes do chassi têm sua preparação ou substituição proibida/restrita, sendo
permitida apenas a troca do link da suspensão traseira por outros modelos que permitam
diferentes ajustes. Os itens descritos abaixo devem ser mantidos originais do modelo:
6.1. Balança.
6.2. Quadro A.
6.3. Mesa e seu conjunto completo.
6.4. Bengalas dianteiras (somente seus cartuchos podem ser substituídos). - Motor: os motores das categorias em questão podem ser preparados.
- Segurança: a categoria deverá seguir todas as orientações publicadas através das circulares
oficiais e atenderem as exigências do “regulamento técnico geral” em relação aos itens de
segurança, lacres e demais preparativos. - Pneus: é permitido o uso de qualquer marca/modelo de pneu, desde que estejam em bom
estado e não coloque em risco a segurança do piloto. Os pneus serão verificados pelo
vistoriador técnico do evento e caso ele julgue que o pneu não tenha condições de uso, a
organização solicitara a troca imediata.
Comitê Organizador Copa Potenza