(VERSÃO 07.03.2024)

Todas as motocicletas admitidas Copa Potenza de Motovelocidade devem preencher os requisitos
deste regulamento.
Este Regulamento Técnico esclarece os limites, alterações e modificações comuns a todas as
categorias. Nos casos em que haja conflito entre este conjunto de normas gerais e as normas
específicas de cada categoria, prevalece o regulamento específico da categoria.
Todas as motocicletas aceitas no Campeonato devem ter a motorização original de fábrica e
serem comercializadas para uso urbano por representantes do fabricante, com rede de
assistência técnica no território nacional.
Cabe às equipes certificarem-se de que as motocicletas estejam em condições mecânicas
satisfatórias para serem submetidas a eventuais testes e inspeções, estando a Organização isenta
de toda e qualquer responsabilidade quanto a eventual perda ou dano.


ESPECIFICAÇÔES TÉCNICAS GERAIS

  1. Sistema elétrico
    1.1. É permitido o uso de fiação elétrica não original simplificada que atenda às exigências
    deste regulamento com segurança, sendo a sua aprovação a critério da vistoria.
    1.2. A chave geral de ignição original pode ser substituída por outra de outro tipo desde que
    desempenhe as funções da original.
    1.3. O interruptor do corta motor é obrigatório e deve estar instalado no guidão, no lado
    interno da manopla direita ou esquerda, podendo ser acionado sem que as mãos deixem
    as manoplas.
  2. Rodas e aros
    2.1. Não é permitido retirar ou anular o sistema de coxins do conjunto do flange (suporte da
    coroa) da transmissão da roda traseira devendo ser mantido original conforme
    homologado pelo referido fabricante.
    2.2. As rodas e aros devem ser mantidos com as medidas originais da marca e modelo.
  3. Transmissão secundária (coroa/corrente/pinhão)
    3.1. O estado e desgaste desse conjunto serão avaliados e aprovados, ou não, em todas as
    vistorias técnicas.
    3.2. É proibido o uso de porcas e parafusos de alumínio para fixação da coroa.
    3.3. A parte inferior da corrente de transmissão e a coroa da transmissão final devem receber
    um dispositivo que minimize a possibilidade de contato com partes do corpo do piloto e
    de terceiros ainda que acidentalmente, caso a região não seja coberta por carenagem.
  4. Pneus
    4.1. É permitido o uso de qualquer marca/modelo de pneu, desde que estejam em bom
    estado e não coloque em risco a segurança do piloto.
    4.2. Os pneus serão verificados pelo vistoriador técnico do evento e caso ele julgue que os
    pneus não tenham condições de uso a organização solicitará que o piloto faça a troca
    imediata dos mesmos.
  5. Suspensão traseira
    5.1. A balança traseira deve ser original da marca e modelo não podendo ser alterada em
    suas dimensões, inclusive nos furos.
  6. Suspensão dianteira
    6.1. Não é permitido incorporar qualquer recurso que permita limitar o curso da suspensão.
  7. Carenagens
    7.1. O uso de carenagem específica para competição não é obrigatório, sendo permitido o
    uso de carenagens originais, desde que faróis e lanternas sejam cobertos e piscas e
    retrovisores sejam retirados.
  8. Chassis
    8.1. O chassi na sua totalidade permanece original, conforme homologado pelo fabricante do
    referido modelo, sem qualquer alteração em sua geometria e dimensões, sendo
    permitido retirar (cortar e limar) suportes de acessórios não utilizados em pista, desde
    que não prejudique a estrutura do chassi.
  9. Painel de instrumentos
    9.1. O uso do conta-giros em bom funcionamento é obrigatório, sendo a marca e tipo do
    referido instrumento livres, assim como o uso de instrumentos de monitoramento do
    sistema elétrico e/ou mecânico.
  10. Radiadores de água e de óleo
    10.1. Não é permitido substituir, modificar, reposicionar ou adicionar radiadores de óleo. O
    radiador de água pode ser aumentado ou adicionado radiador de água auxiliar, a
    instalação deve ser aprovada na vistoria.
    10.2. Não é permitido o uso de qualquer solução ou aditivo no sistema de refrigeração, que
    usará exclusivamente água (H²O). A organização se reserva ao direito de liberações
    pontuais ao longo do campeonato para determinadas categorias.
  11. Lacres de Segurança
    11.1. Bujões, tampas de abastecimento de óleos, filtros de óleo, parafusos, abraçadeiras de
    arrefecimento,
    11.2. Assim como todos os parafusos de fixação dos circuitos externos de lubrificação e
    arrefecimento deverão estar travados.
  12. Principais Itens de Segurança Obrigatórios
    12.1. Água do Radiador – é obrigatória a retirada de fluídos, o qual deve ser substituído por
    água (H2O).
    12.2. Arredondamento das manetes e pedaleiras.
    12.3. Shark Protector – verifique item 3.
    12.4. Lacres de bujão de óleo e tampa de óleo – verifique item 11.
    12.5. Quando com faróis e/ou lanternas, os mesmos devem ser cobertos por fitas do tipo
    Silver Tape, a fim de prevenir contra cacos e estilhaços.
    12.6. Vazamentos – fluídos. A vistoria observará eventuais indícios de vazamentos de fluídos
    em locais estratégicos como bengalas, suspensão traseiras, reservatórios de fluidos de
    freios, flexíveis de freios, tampas do motor, juntas, tanque de combustível, mangueiras
    diversas como radiador, combustível e etc.

Comitê Organizador Copa Potenza