(VERSÃO 07.03.2024)
Todas as motocicletas admitidas Copa Potenza de Motovelocidade devem preencher os requisitos
deste regulamento.
Este Regulamento Técnico esclarece os limites, alterações e modificações comuns a todas as
categorias. Nos casos em que haja conflito entre este conjunto de normas gerais e as normas
específicas de cada categoria, prevalece o regulamento específico da categoria.
Todas as motocicletas aceitas no Campeonato devem ter a motorização original de fábrica e
serem comercializadas para uso urbano por representantes do fabricante, com rede de
assistência técnica no território nacional.
Cabe às equipes certificarem-se de que as motocicletas estejam em condições mecânicas
satisfatórias para serem submetidas a eventuais testes e inspeções, estando a Organização isenta
de toda e qualquer responsabilidade quanto a eventual perda ou dano.
ESPECIFICAÇÔES TÉCNICAS GERAIS
- Sistema elétrico
1.1. É permitido o uso de fiação elétrica não original simplificada que atenda às exigências
deste regulamento com segurança, sendo a sua aprovação a critério da vistoria.
1.2. A chave geral de ignição original pode ser substituída por outra de outro tipo desde que
desempenhe as funções da original.
1.3. O interruptor do corta motor é obrigatório e deve estar instalado no guidão, no lado
interno da manopla direita ou esquerda, podendo ser acionado sem que as mãos deixem
as manoplas. - Rodas e aros
2.1. Não é permitido retirar ou anular o sistema de coxins do conjunto do flange (suporte da
coroa) da transmissão da roda traseira devendo ser mantido original conforme
homologado pelo referido fabricante.
2.2. As rodas e aros devem ser mantidos com as medidas originais da marca e modelo. - Transmissão secundária (coroa/corrente/pinhão)
3.1. O estado e desgaste desse conjunto serão avaliados e aprovados, ou não, em todas as
vistorias técnicas.
3.2. É proibido o uso de porcas e parafusos de alumínio para fixação da coroa.
3.3. A parte inferior da corrente de transmissão e a coroa da transmissão final devem receber
um dispositivo que minimize a possibilidade de contato com partes do corpo do piloto e
de terceiros ainda que acidentalmente, caso a região não seja coberta por carenagem. - Pneus
4.1. É permitido o uso de qualquer marca/modelo de pneu, desde que estejam em bom
estado e não coloque em risco a segurança do piloto.
4.2. Os pneus serão verificados pelo vistoriador técnico do evento e caso ele julgue que os
pneus não tenham condições de uso a organização solicitará que o piloto faça a troca
imediata dos mesmos. - Suspensão traseira
5.1. A balança traseira deve ser original da marca e modelo não podendo ser alterada em
suas dimensões, inclusive nos furos. - Suspensão dianteira
6.1. Não é permitido incorporar qualquer recurso que permita limitar o curso da suspensão. - Carenagens
7.1. O uso de carenagem específica para competição não é obrigatório, sendo permitido o
uso de carenagens originais, desde que faróis e lanternas sejam cobertos e piscas e
retrovisores sejam retirados. - Chassis
8.1. O chassi na sua totalidade permanece original, conforme homologado pelo fabricante do
referido modelo, sem qualquer alteração em sua geometria e dimensões, sendo
permitido retirar (cortar e limar) suportes de acessórios não utilizados em pista, desde
que não prejudique a estrutura do chassi. - Painel de instrumentos
9.1. O uso do conta-giros em bom funcionamento é obrigatório, sendo a marca e tipo do
referido instrumento livres, assim como o uso de instrumentos de monitoramento do
sistema elétrico e/ou mecânico. - Radiadores de água e de óleo
10.1. Não é permitido substituir, modificar, reposicionar ou adicionar radiadores de óleo. O
radiador de água pode ser aumentado ou adicionado radiador de água auxiliar, a
instalação deve ser aprovada na vistoria.
10.2. Não é permitido o uso de qualquer solução ou aditivo no sistema de refrigeração, que
usará exclusivamente água (H²O). A organização se reserva ao direito de liberações
pontuais ao longo do campeonato para determinadas categorias. - Lacres de Segurança
11.1. Bujões, tampas de abastecimento de óleos, filtros de óleo, parafusos, abraçadeiras de
arrefecimento,
11.2. Assim como todos os parafusos de fixação dos circuitos externos de lubrificação e
arrefecimento deverão estar travados. - Principais Itens de Segurança Obrigatórios
12.1. Água do Radiador – é obrigatória a retirada de fluídos, o qual deve ser substituído por
água (H2O).
12.2. Arredondamento das manetes e pedaleiras.
12.3. Shark Protector – verifique item 3.
12.4. Lacres de bujão de óleo e tampa de óleo – verifique item 11.
12.5. Quando com faróis e/ou lanternas, os mesmos devem ser cobertos por fitas do tipo
Silver Tape, a fim de prevenir contra cacos e estilhaços.
12.6. Vazamentos – fluídos. A vistoria observará eventuais indícios de vazamentos de fluídos
em locais estratégicos como bengalas, suspensão traseiras, reservatórios de fluidos de
freios, flexíveis de freios, tampas do motor, juntas, tanque de combustível, mangueiras
diversas como radiador, combustível e etc.
Comitê Organizador Copa Potenza